PALESTRA GRATUITA: Consumo contemporâneo e a potência do design _ 28/08





Como desenvolver um olhar crítico sobre a atualidade pela via do consumo?







Dia 28 de agosto
19:30 às 22:00 hrs 

Entrada franca 
(reserve sua vaga)

Com Marcos Beccari


Conteúdo:
Se o consumo é uma atividade central no modo de vida contemporâneo, o lugar do design e da publicidade pode ser o de espetáculo para a alienação generalizada, mas também o de retorno ao contemporâneo. Por um lado, os laços sociais são esvaziados de sentido, não somente pelo individualismo e pela competição desenfreada, mas antes pelos próprios discursos. Por outro lado, as várias relações simultâneas que se abrem a partir da efemeridade do consumo instauram o fluxo a uma experiência singular. Entre ambos os polos, design aparece como aquilo que espera do olhar do seu espectador a revelação de seu próprio sentido (do espectador e do design). Esta será a provocação de Marcos Beccari para o encontro vigente: refletir sobre o design como possível itinerário para nos tornarmos contemporâneos de nosso tempo, e de tantos outros, por meio da anacronia decorrente do consumo.

Público-alvo
Sem pré-requisitos, interessados em geral e relacionados ao campo do design (estudantes, pesquisadores e profissionais).

Marcos Beccari
Doutorando em Educação na USP, designer gráfico e mestre em Design pela UFPR. Interessa-se por Filosofia, Psicologia e Comunicação, o que o levou a pesquisar sobre Filosofia do Design e a encarar o design como articulação simbólica na mediação ficcional entre o sujeito e o real. Além de atuar como professor e pesquisador, coordena o blog Filosofia do Design, integra o podcast AntiCast e colabora com outros blogs/revistas de design e comunicação. Confira  filosofiadodesign.com



Dia 28 de agosto 
19:30 às 22:00 hrs

Entrada franca (reserve sua vaga)

Reservas: assessoriamulti@gmail.com          
+55 (11) 3862-8590 | 11 9 9952-2440