Valor:
*Promoção até 04/09 à vista 390,00
à vista R$ 420,00
Ou 2x R$ 230,00
com Marcos Beccari
Sobre
Este curso busca oferecer referências teóricas para uma melhor compreensão do consumo contemporâneo e do lugar do design e da publicidade nas culturas do consumo. Como as dinâmicas contemporâneas do consumo podem ser analisadas de pontos de vista ético, estético, histórico, psicológico, sociológico, antropológico etc.?
O consumo é uma atividade central no modo de vida contemporâneo. Estudar o consumo é, portanto, em primeiro lugar, uma forma de se pensar criticamente nossas próprias vivências. Em segundo lugar, essa melhor compreensão das dinâmicas do consumo amplia a capacidade comunicativa e projetual dos profissionais que concebem produtos, textos e imagens orientados para o mercado. Por fim, a reflexão sobre a abrangência do consumo implica desenvolver um olhar crítico sobre a atualidade, o que pode aprofundar o alcance das investigações de artistas e pesquisadores.
O consumo é uma atividade central no modo de vida contemporâneo. Estudar o consumo é, portanto, em primeiro lugar, uma forma de se pensar criticamente nossas próprias vivências. Em segundo lugar, essa melhor compreensão das dinâmicas do consumo amplia a capacidade comunicativa e projetual dos profissionais que concebem produtos, textos e imagens orientados para o mercado. Por fim, a reflexão sobre a abrangência do consumo implica desenvolver um olhar crítico sobre a atualidade, o que pode aprofundar o alcance das investigações de artistas e pesquisadores.
Plano de Aulas
Aula 1
Introdução geral e breve história do consumo
Aula 2
Consumo, ética e estética.
Aula 3
Abordagens sociopolíticas do consumo
Aula 4
Abordagens antropológicas do consumo
Aula 5
Abordagens sociofilosóficas do consumo
Aula 6
Debates gerais sobre o consumo contemporâneo
Confira o Plano de Aulas completo nesse link
Materiais necessários:
- Material para anotações
Público alvo
- Material para anotações
Público alvo
Iniciantes (sem pré-requisitos), preferencialmente relacionados ao campo do design (estudantes, pesquisadores e profissionais).
Marcos Beccari
Designer gráfico e mestre em Design pela UFPR e doutorando em Educação na USP. Interessa-se por Filosofia, Psicologia e Comunicação, o que o levou a pesquisar sobre Filosofia do Design e a encarar o design como articulação simbólica na mediação ficcional entre o sujeito e o real. Além de atuar como professor e pesquisador, coordena o blog Filosofia do Design, integra o podcast AntiCast e colabora com outros blogs/revistas de design e comunicação. Confira filosofiadodesign.com
Designer gráfico e mestre em Design pela UFPR e doutorando em Educação na USP. Interessa-se por Filosofia, Psicologia e Comunicação, o que o levou a pesquisar sobre Filosofia do Design e a encarar o design como articulação simbólica na mediação ficcional entre o sujeito e o real. Além de atuar como professor e pesquisador, coordena o blog Filosofia do Design, integra o podcast AntiCast e colabora com outros blogs/revistas de design e comunicação. Confira filosofiadodesign.com
Esse curso ocorrerá na unidade II
Rua Heitor Penteado - nº 1971
(próximo ao metrô Vila Madalena)
(próximo ao metrô Vila Madalena)
Inscrições: assessoriamulti@gmail.com
+55 (11) 3862-8590 | 11 9 9952-2440
Dias 07/09 a 12/10/2013
Das 18h30 às 21hs, aos sábados
Valor:
*Promoção até 04/09 à vista 390,00
Depois à vista R$ 420,00
Ou 2x R$ 230,00
* Para se inscrever na promoção enviar e-mail assessoriamulti@gmail.com