Volusiano, volúsia

Antes de definir propriamente o significado de Volusiano, deve-se antes de tudo, saber porque o INSTITUTO VOLUSIANO DE ARTES AVANÇADAS surgiu.  

Basicamente, foi criado após a constatação que não há espaços de criação adequados no meio acadêmico e no meio das instituições de arte, que se ancoram na burrocracia e em normas que dificultam o desenvolvimento da poética pessoal. Nascemos com a ambição de trazer outra perspectiva para as pessoas que estão descontentes com o ensino das artes e da criatividade e querem não só aprender como dividir o que sabem.

Mas o que significa Volusiano afinal de contas? Muitos nos questionam o que significa Volusiano, dizemos que vem de volúsia. Mas sempre tergiversamos algo a respeito de uma terra mítica esquecida nos ventos da história ou de um sentimento obscuro que alguém pode causar ou sofrer no outro. Mas a verdade nunca foi contada, a verdadeira história...Até agora!

Lá pelo ano de 2002, Rogério Borovik, juntamente com sua consorte Samira Br, criadores e mentes por trás do Instituo Volusiano, editaram  um vídeo sobre dança e ouviram pela primeira vez o nome de Eros Volúsia, acharam interessantíssimo e guardaram num recôndito de seus encéfalos absconso. Por volta de 2010, Rogério criou o projeto Mansão Volúsia, que seria um meta-seriado. Meta porque percorreria todos os gêneros de seriados, mas por um revés da fortuna, não conseguiu prosseguir com o projeto. Mas a idéia volúsia continuou engavetada e re-germinou como INSTITUTO VOLUSIANO DE ARTES AVANÇADAS.

Só aí que de fato começamos a pesquisar a respeito da palavra Volúsia, e descobrimos que é, provavelmente, antiquíssima. Sua origem é polêmica e sua etimologia obscura. Certamente volúsia é sua forma latina, mas é muita mais antiga que os romanos. Alguns estudiosos creem que a palavra é egípcia, outros, que é celta; há ainda uma corrente que afirma ser asteca, ou melhor, toltecaTambém há uma corrente acadêmica que afirma ser patagônica. Nós, através de diversos estudos históricos,arqueológicos e espaciais, chegamos à conclusão de que volúsia nasceu na antiga cidade-estados suméria de Ur.

Volúsia é uma palavra misteriosa de etimologia desconhecida: um povo, um lugar, uma classe de cephalopodes. É uma palavra guarda-chuva, um “Merz”, que abarca diversos significados, que assim como o Vampiroteutis Infernalis de Flusser, é algo que fica tão nas profundezas, é tão obscuro, que se pode moldar ao seu bel prazer.  Pode-se estar ou entrar em volúsia, pode sentir ou causar volúsia, pode vir ou ir para volúsia. Volúsia é um estado mental, um sentimento. Volúsia foi, ou ainda é um lugar, que mesmo imaginário, nunca deixou de ser real. Volúsia é uma planta da Malásia e um microorganismo apenas encontrado nas crateras da lua de EstigeVolúsia é uma postura. Volúsia é uma possibilidade. Volúsia é um planeta, portanto todos os volúsianos são extra-terrestres. Volúsia é um microverso e é também um portal. Volúsia é um conceito em construção. Volúsia é uma idéia em movimento.

Volúsia, em gogulismo é um processo desenvolvido pela transmutação alquímica do texto através de recursos da web e do uso não tradicional destes recursos assim como do I-ching e do cyberxamanismo.

Volúsia é uma tendência, um marco, uma marca
Volúsia é tão quente como o seu homônimo
Volúsia é um paraíso naturalista
Volúsia não é um clone
Volúsia é discutido
Volúsia é facilmente acessível
Volúsia é o lar de alguns polvos
Volúsia é uma coalizão de planejamento estratégico de representantes
Volúsia está disponível em toda a estrada da vida ao lado da pista de pouso
Volúsia é um esforço conjunto entre o gabinete do dr. Caligari e o laboratório do dr. Silvana
Volúsia é o todo
Volúsia é uma comunidade solidária que da suporte para cada indivíduo alcançar o seu nirvana
Volúsia é um concelho de contrastes
Volúsia é tem um novo aço
Volúsia está localizado na palma da escola primária
Volúsia são 27 dólares
Volúsia é dividido por 904
Volúsia é um enorme
Volúsia é uma lente de água doce separada do aqüífero
Volúsia está sempre em processo de mudança de suas freqüências
Volúsia é onde hwy
Volúsia é um mistério
Volúsia é o site local do programa internacional de artes espacial
Volúsia é o mundo
Volúsia é melhor
Volúsia é imperador
Volúsia cria o desejo de ser artisticamente criativo e original, provocando uma intensidade emocional que é difícil de controlar.

Volúsia cabe maiores significações e traduções.