Curso de História da Artemídia: perspectivas da estética digital _ 23/11

Venha aprofundar seus conhecimentos e perspectivas nessa importante área de atuação estética digital contemporânea


23/11 a 14/12
Sábados
15h às 18h


Investimento 

R$ 300

* desconto de 5% a vista em todas nossas atividades
ou parcelamento em até 5x


com Guilherme Kujawski 

Conteúdo
Fala-se muito hoje sobre a importância da chamada artemídia no contexto do arte contemporânea, tanto no Brasil, como no exterior. Levando em conta a falta de informação latente e a complexidade do tema, o curso pretende analisar curiosidades, contradições e potenciais dessa forma de expressão, levando em conta a demanda (teórica e prática) da parte do público, do universo acadêmico e das instituições.

Plano de Aulas

Aula 1 
O que artemídia?
Valendo-se de um método interpretativo, o primeiro módulo trata da genealogia do gênero comumente chamado de artemídia, começando pelas primeiras iniciativas artísticas com suportes eletrônicos (vídeoarte) e terminando nas atuais expressões em mídias digitais (arte digital, game art, etc.).

Aula 2

O passado da artemídia
Panorama das primeiras manifestações artísticas e exposições de artemídia. 

Aula 3
O presente da artemídia
Apresentação sobre o papel da artemídia no sistema atual das artes, tanto no cenário nacional como no internacional. Por meio de análise crítica, o módulo discute a interação problemática entre artemídia e arte contemporânea.


Aula 4
O futuro da artemídia
Com o amadurecimento da artemídia como forma de arte, já se pode falar em gêneros e sub-gêneros, como arte eletrônica, arte digital (arte generativa, arte computacional), arte na internet, arte robótica, etc. 

Público alvo 
Iniciantes (sem pré-requisitos), preferencialmente relacionados ao campo artes visuais (estudantes, pesquisadores e profissionais) 

Materiais necessários 
Materiais para anotação 

Guilherme Kujawski
Jornalista de tecnologia, autor de ficção científica e produtor cultural. Desde 1993, colabora em diversos veículos com artigos e ensaios sobre novas mídias e tecnologias. Entre 2000 e 2002, foi editor de tecnologia da revista CartaCapital. Nos últimos dez anos concebeu e organizou eventos na área de arte tecnológica para o Instituto Itaú Cultural, onde também editou CIBERCULTURA, revista sobre arte, ciência e tecnologia. Em 1994 publicou o romance “Piratas Siderais” (Editora Francisco Alves). Tem mestrado em História da Mídia Arte pela Universidade de Donau, Áustria.

23/11 a 14/12
Sábados
15h às 18h


Investimento 
R$ 300

* desconto de 5% a vista em todas nossas atividades
ou parcelamento em até 5x

Inscrições: assessoriamulti@gmail.com
+55 (11) 3862-8590 | 11 9 9952-2440