Aprenda a criar módulos complexos de performance a partir de técnicas de processamento de áudio (DSP) e para finalizar saia com uma apresentação em seu currículo!
14/10 a 04/12
segunda e quarta
segunda e quarta
19h30 às 22:30
Investimento
*Promoção até dia 08/10 R$ 666,00
após á vista R$ 700,00
2 x R$ 350,00
3x R$ 240,00
com Alexandre Porres
Conteúdo:
O objetivo é que o aluno aprenda a criar módulos complexos de
performance a partir de técnicas de processamento de áudio (DSP) e interfaces
de controle, entrando em contato com ambientes de programação como o Pure Data
e Super Collider. O aluno aprende a programar módulos avançados de performance,
sem necessitar de conhecimento prévio em programação. Apesar do conteúdo denso,
não há pré-requisitos. O curso fornece diversas ferramentas já prontas e torna
acessível o conhecimento por meio de um material didático próprio para músicos.
Ao final do curso, teremos uma apresentação aplicando na prática a teoria e
ferramentas dadas no curso.
Materiais necessários:
O aluno deve trazer notebook e, se possível, controladores portáteis.
O aluno deve trazer notebook e, se possível, controladores portáteis.
Público alvo - Músicos e compositores interessados em trabalhar com performance e improvisação de música eletrônica/computacional em tempo real (ao vivo). Não há pré-requisitos. O curso é aberto a diferentes estéticas, com único enfoque em projetos interativos, com processamentos em tempo real. Artistas que trabalham com multimídia, interação com hardwares analógicos e digitais são mais que bem-vindos, assim como envolvidos com instalações interativas.
Plano de Aulas
-
Panorama do curso: Apresentação de diversas ferramentas/softwares
- Áudio e Áudio Digital Básico.
- MIDI, OSC, Controladores e interfaces interativas diversas, Integração entre diferentes softwares.
- Osciladores e Modulação (AM, FM)
- Distorção e Waveshaping
- Reverb e Delays
- Filtros
- Síntese de Karplus-Strong
- Síntese Granular
- Síntese Concatenativa
- [Brane-e] um módulo de performance desenvolvido pelo professor em Pd, que consiste em um sampler com capacidades avançadas.
- Análise e Manipulação Espectral
- Análise Sonora e Pitch Tracking
- Ressíntese via banco de osciladores
- Convolução/Síntese Cruzada (Vocoder)
- Phase Vocoder (Pitch Shiffting e Time Compress/Expand).
- Áudio e Áudio Digital Básico.
- MIDI, OSC, Controladores e interfaces interativas diversas, Integração entre diferentes softwares.
- Osciladores e Modulação (AM, FM)
- Distorção e Waveshaping
- Reverb e Delays
- Filtros
- Síntese de Karplus-Strong
- Síntese Granular
- Síntese Concatenativa
- [Brane-e] um módulo de performance desenvolvido pelo professor em Pd, que consiste em um sampler com capacidades avançadas.
- Análise e Manipulação Espectral
- Análise Sonora e Pitch Tracking
- Ressíntese via banco de osciladores
- Convolução/Síntese Cruzada (Vocoder)
- Phase Vocoder (Pitch Shiffting e Time Compress/Expand).
A cada aula, trataremos de um conteúdo teórico (técnicas de DSP), que será aplicado em exercícios práticos a partir de ferramentas dadas pelo professor. Com essas técnicas, o aluno construirá seus próprios módulos e sets de performance.
Os projetos artísticos a serem desenvolvidos estão abertos a qualquer estética e técnica musical eletrônica/computacional, com enfoque em projetos interativos e em tempo real (Eletrônica ao Vivo). Projetos que envolvam multimídia e interação com hardwares analógicos e digitais são mais que benvindos, assim como instalações sonoras.
Alexandre Porres
Os projetos artísticos a serem desenvolvidos estão abertos a qualquer estética e técnica musical eletrônica/computacional, com enfoque em projetos interativos e em tempo real (Eletrônica ao Vivo). Projetos que envolvam multimídia e interação com hardwares analógicos e digitais são mais que benvindos, assim como instalações sonoras.
Alexandre Porres
Doutor em Sonologia/Computação Musical pela USP e Mestre em Composição
pela Unicamp, atua em diferentes meios de criação musical. Compôs peças de
câmara, orquestra, eletroacústica, e trabalhos diversos com influências desde
música erudita ao pop, passando pelo noise e o experimental. Também colabora
com trabalhos multimídia/interativos e faz performances com improvisação e
eletrônica ao vivo. A ênfase de sua pesquisa está na criação de aplicativos de
processamento sonoro e síntese, além de estudos sobre percepção e análise
sonora. Como produtor, trabalha com organização de eventos artísticos e
festivais, tendo sido o principal organizador da Convenção Internacional de
Pure Data no Brasil em 2009.
14/10 a 04/12
segunda e quarta
19h30 às 22:30
Investimento
*Promoção até dia 10/10 R$ 633,00 á vista
ou R$666,00 em até 10x pelo paypal
Inscrições: assessoriamulti@gmail.com
+55 (11) 3862-8590 | 11 9 9952-2440