Programa de Residência Artística

Nós somos um centro cultural independentegerido por artistas, dedicados a residência artística, cursos de arte e tecnologia criativa, eventos e exposições.

Em nosso Programa de Residência Artística, estamos abertos para receber artistas, acadêmicos, pensadores, curadores e toda sorte de pessoas criativas a terem um tempo e espaço longe de seu ambiente e obrigações usuais. Aqui, você pode criar oportunidades para engajamento e intercâmbio cultural com artistas e audiências locais.   

Proporcionamos um tempo para reflexão, pesquisa, apresentação e produção, estimulando as colaborações, diálogos interculturais e interdisciplinares e desenvolvimento de novos métodos de trabalho. Você pode explorar suas práticas dentro de uma nova comunidade, conhecendo gente nova, usando novos materiais, experimentando a vida em um novo local. 

Em nosso  Programa de Residência Artística, enfatizamos a importância do intercâmbio, imersão e multiplicidade em outra cultura.  Os artistas que vem para nosso programa estão em todas as fases de suas carreiras e trabalham em todos as artes.


Acolhemos todo tipo de artistas e nossa pessoal é especializado em pintura, história, colagem, vídeo, grafite, desenho e performance. 

Não há pré-requisitos para a aceitação em termos de campo de atividade artística, idade, nacionalidade, etc., porém, existem limitações para nossas instalações físicas, temos apenas dois quartos. A Residência do Instituto Volusiano está disponível durante o ano todo . Não há prazos para enviar a candidatura, salvo se estiver indicado separadamente. Recomenda-se que as candidaturas sejam enviadas com antecedência.

Nosso Programa está cadastrado nas principais organizações de Residência Artística: Trans ArtistsResArtis, Residency Unlimited, Art Slant, Contemporaryand, College Art Association, Wooloo, Art Rubicon, SP Cultura (projeto de mapeamento da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo sobre o cenário cultural paulistano)

O Volusiano não recebe apoio financeiro governamental ou de qualquer outra instituição, somos um espaço totalmente independente, por isso, não podemos conceder bolsa de estudos ou apoio financeiro aos artistas.

Gostaria de fazer parte de nosso Programa de Residência Artística? 


Envie um email aos cuidados de Cybelle Oliveira comunicavolusiano@gmail.com com o FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO preenchido e anexe também:
  • Seu CV;
  • Carta de intenção, incluindo seu projeto;
  • Link para seu site/ trabalhos, etc.

Temos planos de acordo com a necessidade do artista:

- Hospedagem simples (diária, semanal)
- Residência artística (semanal e mensal)
- Residência artística (semanal e mensal) com exposição

Acomodações:

Temos dois quartos, um standard com banheiro compartilhado e um luxo, com banheiro privativo e jacuzzi; em ambos disponibilizamos roupas de cama e toalhas.

- cozinha compartilhada totalmente equipada;  
- lavanderia;
- espaço multi-uso;
- atelier;
- quintal;
- sauna;
- wi-fi;
- agradável localização em bairro residencial arborizado;
- próximo a comércio e transporte público;
- 20 minutos de caminhada do Metrô Vila Madalena;
- espaço para exposição (preço sob consulta).



Veja aqui fotos de nosso espaço.



TODOS OS RESIDENTES ESTÃO SUJEITOS AO REGULAMENTO DA RESIDÊNCIA E TERMOS DE SERVIÇO



onde estamos? 




Rua São Gall 110  São Paulo  Brasil  05054-170 


+55 11 3862 8590  ●  999 522 440



comunicavolusiano@gmail.com



Acompanhe-nos: