Curso - Live Coding: poética do código_08/04

Venham aprender diferentes estratégias para explorar as conexões entre programação computacional e performance para criação em tempo real!

08/04 - 17/04

19:30-22:00h

Investimento
R$350,00

com Jaime Lobato

Objetivo
Apresentar aos alunos o Live Coding como técnica de improvisação audiovisual, proporcionando aos participantes diferentes estratégias para explorar as conexões entre programação computacional e performance para criação em tempo real, através da comparação entre as línguas faladas e de programação. O Live Coding é uma prática cênica que cria sons e imagens através da programação computacional em tempo real. Existem linguagens computacionais que permitem mostrar, em tempo real, a escrita do programa e suas consequências, fazendo com que o público seja arte de sua conceituação e acompanhamento da geração do código. A metodologia das aulas envolverá teoria e prática, desenvolvendo discussões entre os alunos e professor e elaborando um pequeno laboratório onde a informação teórica potencializará as idéias dos participantes para criarem um trabalho que será apresentado ao final do curso.

Plano de aula:

Aula 1

O que é arte generativa?

Conceito de algoritmo generativo.

O que é Live Coding?

Precedentes históricos.
Perspectivas e escolas de Live Coding.
Ferramentas e linguagens de programação diferentes
Laboratório de Projetos: improvisação dinâmica

Aula 2
Gramática generativa transformacional. Chomsky e computação.
Gramática, sintaxe e semântica da arte.
Poesia e New Media, de Caligrama a código ofuscado.
Laboratório de Projetos: Live Coding “from scratch”

Aula 3
Poesia e Poética. Dirigir-se para objetos de linguagens de programação orientada a objetos.
O programador como performer.
Laboratório de Projetos: discussão e desenvolvimento de idéias.

Aula 4
Crítica estética ao Live Coding.
Laboratório de Projetos: conclusão de projetos. Live act

Materiais necessários:
- Laptop


Público alvo 

Artistas visuais, escultores, músicos, compositores, arquitetos, designers, dj's, vj's, e público em geral que trabalhe com som ou imagem digital através de linguagens de programação como: PureData, Max/Msp, Processing,superCollider, Chuck, Impromptu, Fluxus, Arduino, Javascript (Gibber), Ruby, VVVV, openFrameworks, etc. Nível intermediário, necessário nível básico de programação.



Jaime Lobato
Compositor, artista multimídia e curador independente mexicano.  Estudou composição na Escola Nacional de Música (Mx). Teve uma exposição individual no Museu Universitário de Arte Contemporânea, Tactosis! (2011). Entre seus projetos, já trabalhou com artistas da América, África e Europa, esteve em Fóruns como: Experimentaclub (España), El Callejón del ruido (Mex), La Habitación del Ruido (Mex), el Centro Cultural de España (Peru), Museo Nacional de Bellas Artes (Cuba), MediaLab-Prado (Espanha), Circuito Electrovisiones (Mex), Plataforma Transónica, Festival Internacional Cervantino (Mex), Pdcon (Alemanha) y Lab for Electronic Art and Performance LEAP (Alemanha). Membro fundador de [ radiador ] e SEMIMUTICAS Seminário de Pesquisa em Música, Matemática e Computação. Agora trabalha em projetos de pesquisa no Instituto de Pesquisa de Matemática Aplicada e Sistemas, Instituto de Pesquisas Estéticas no UNAM e no Centro Nacional de Pesquisa, Documentação e Informação Musical “Carlos Chávez”. 
www.jaimelobatocardoso.blogspot.com



08/04 - 17/04

terças e quintas
19:30-22:00h

Investimento
R$350,00

Inscrições: comunicavolusiano@gmail.com
+55 (11) 3862-8590| 11 9 9952-2440