Conceitos básicos de imagem e áudio no max/msp/jitter e integração com aparatos que conversam com o mundo real, como sensores
motores e câmeras ao vivo!
28/04 - 12/05
Segundas e Quartas
Segundas e Quartas
19:30 - 22:00
com Karina Montenegro
Investimento
R$ 400
*desconto de 10% para pagamento à vista
*desconto de 10% para pagamento à vista
Objetivo
O Software
Max propicia todas as ferramentas para
criar sua própria música, som, vídeo e aplicações de mídia interativa. Pode-se organizar as caixas em uma tela e conectá-los em conjunto para criar,
experimentar e brincar, além de poder ser integrado ao mundo real através de
sensores, motores instrumentos e diversos softwares como arduino, processing,
live, entre diversos outros. O software possui uma linguagem de
programação extremamente simplificada e fácil de absorver sem prévios
conhecimentos nesta área. A primeira parte das aulas serão teorias introdutórias, seguidas por práticas com construção de patches. Haverá o desenvolvimento de um projeto em grupo ao final do curso de videos generativos à partir de áudio, sensores, composição visual ou detecção de movimento com webcams ou outros aparatos que possam surgir.
Plano de aula
Aula 1
O que é o Max e como ele funciona.
Conceitos básicos de
programação, matemática básica e avançada e fluxo de dados dentro do Max.
Aula 2
O que é matriz e o que é imagem.
Introdução ao
jitter e como trabalhar com videos e imagens pré gravados.
Construção de patchs
de matrizes e vídeos, com utilização de efeitos e fusões.
Utilizaremos câmera
ao vivo para criar efeitos e ferramenta de motion detection.
Aula 3
Conceitos básicos de áudio no max/msp e criação de videos
generativos a partir de som, teclados midi, motion detection ou algum outro
aparato Se houver necessidade, haverá sensores, motores ou outros aparatos para sofisticar os
projetos.
Aula 4
Desenvolvimento de projetos propostos pelos alunos.
Aula 5
Finalização dos projetos e apresentação.
Materiais necessários
- Laptop
Público alvo
Iniciantes (sem pré-requisitos), relacionados a área artísticas,
pesquisadores de tecnologia, estudantes e curiosos em geral.
Karina Montenegro
Artista multimídia e programadora. Formada em Matemática
pela USP, em Artes Plásticas
pela FAAP e Especialista em Cor pelo New York Fashion Institute of Technology. Trabalhou como Diretora de
arte em diversos filmes internacionais, premiada no HTTPvideo 2010, com o
video f.lux. Participou de festivais como Mostra Live Cinema (SP e RJ), The Creators
Project (SP), Festivalde Arte Digital (FAD - BH), Artemov (PA), COMA (BH)
Mutek.es (Barcelona), Video Guerrilha, Festival Visual Brasil (Barcelona),
Continuum (Recife), Kino Lounge no MIS, ROJO NOVA. Fez vídeo cenários para artistas como Mark Ronson, MNDR,
Mobius Collective, Taylor MacFerrin. Expôs
trabalhos no Paço das Ares, na Casa de Cultura de Uberlândia, no museu da UFB,
na La chambre Blache, Quebec, Eyebeam, NY, Galeria Emma Thomas, Casa Aberta. Foi Residente
no MIS ( Museu da Imagem e do Som) em SP em 2011, com a instalação interativa Digital Interruption.
Participou do programa de residência na La Chambre Blanche/ Avatar/ LaBande Vidéo em Quebéc/ Canadá
em 2012, com a instalação Deslocamento. Em 2013
participou do programa de residências da UFMG em Tiradentes, MG. Fez a
intalação inteartiva Omnibook na feira do livro de Sertãozinho, em 2009.
28/04 - 12/05
Segundas e Quartas
19:30 - 22:00
Inscrições: comunicavolusiano@gmail.com
+55 (11) 3862-8590| 11 9 9952-2440