Oficina de DATAJOCKEY: visualização de dados em tempo real com Processing - 13/05

Dias 13/05 a 17/06/2013


das 20hs às 22h30, as segundas-feiras 

Custo: R$ 260,00 - até 07/05
           R$ 290,00 - a partir 08/05
           Parcelado em 2 vezes

com Mateus Knelsen
Conteúdo:
A visualização de dados é um tema bastante presente no design de interfaces e na arte em meios digitais e em rede. Não se trata somente de propor gráficos diferentes para o mesmo conjunto de dados. Modelos de visualização são, antes de tudo, modelos conceituais a respeito de um determinado universo de informação. Estes modelos servem como plataformas, cujas características determinam uma perspectiva, uma opinião, uma forma de abordar um determinado problema. A oficina propõe bancos de dados como objetos de estudo, para que a partir de informações de uma determinada natureza midiática (texto, som, imagem), se realizem exercícios de conversão, em que o texto se transforme em imagem, a imagem em som, o som em texto, e assim por diante. Desta forma, o objetivo é abrir um espaço de experimentação com dados digitais, de forma a manipulá-los na sua essência binária, e assim, explorando uma estética da transfiguração.

Plano de Aulas
Aulas 1 e 2 - Princípios
Conceitos técnicos básicos de arduino, puredata e processing, bem como da integração entre os mesmos;

Aulas 2 e 3 - Captação de Dados
Orientação quanto à captação e gerenciamento de dados provenientes do arduino e de APIs/bancos de dados na internet, e resgate desses dados via Processing; conversão de texto em imagem; conversão de vídeo em diferentes formas de imagem;

Aulas 3 e 4 Remixagem de Dados da Rede
Acesso a API do Twitter e exercício de visualização com a base de dados pública do serviço;

Aulas 5 e 6 - Conversão de Frequências
Exercícios de conversão de som em imagem, e vice-versa.

Materiais necessários:
- Lap Top 

Público alvo
Preferencialmente, participantes de conhecimento intermediário em programação, que tenham alguma experiência com a IDE Processing, não sendo, no entanto, requisitos obrigatórios. 

Mateus Knelsen
Formado em Design Digital pela Universidade Anhembi Morumbi, é pesquisador e designer de interfaces. Foi mestrando em Diseño Comunicacio-nal pela Universidad de Buenos Aires. Participou de quatro edições do Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (FILE), na categoria Media Art. Integrou a equipe vencedora do prêmio Mídias Locativas do Vivo Arte.mov09 com o trabalho CultureRobot4.0. Ministrou oficinas na Anhembi Morumbi, MIS de São Paulo, Oi Kabum Escola de Arte e Tecnologia do Rio de Janeiro, no Centro Cultural España Córdoba (Argentina), La Cúpula Media Lab (Córdoba - Argentina), e Flexible Lab (Buenos Aires, Argentina). Performou, em 2011, junto a Jorge Crowe. Ainda em 2012, participou como idealizador do Club de Jaqueo, o primeiro hackerspace de Buenos Aires.

Inscrições: asessoriamulti@gmail.com
                 tel.: +55 11 999522440


Dias 13/05 a 17/06/2013

das 20hs às 22h30, as segundas-feiras 

Custo: R$ 260,00 - até 07/05
           R$ 290,00 - a partir 08/05
           Parcelamos em 2 vezes

Confirme sua vaga mediante o pagamento.
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Curso - Introdução ao Arduino - 25/05



Dias 25/05 a 15/06/2013

das 14hs às 18hs, aos sábados

Custo: R$ 400,00 
          Parcelado em 2 vezes 
          + R$ 130,00 – Starter Kit (Arduino + 
            componentes + protoboard e fios)

com Gilson Domingues

Conteúdo
Apresentar aos alunos o Arduino e suas aplicações. Proporcionando noções sobre o uso do hardware e seus microcontroladores para produção de dispositivos automáticos e interativos.

Plano de Aula
Aula 1 - Introdução à programação de microcontroladores 
Programação de robôs para assimilação de conceitos relativos a leitura de sensores (input de dados), processamento e saída por meio de atuadores (motores)

Aula 2 – Leitura de sensores com arduino
Leitura de botões, leitura de sensores diversos (Luz, temperatura, magnetismo, etc)

Aula 3 – 
Output
Output de sinais com arduino (acionamento de Leds, Motores, Servo motores, geração de sons e músicas, acionamento de displays de 7 segmentos, acionamento de displays LCD)

Aula 4 – Shields  
Exemplos e exercícios usando placas e dispositivos que expandem as funcionalidades da arduino. Módulos Bluetooth, placas de som (para execução de trechos de música com qualidade MP3). Módulos RFID, etc

Materiais necessários:
- Lap Top 
Starter Kit (Arduino + componentes + protoboard e fios)

Público Alvo:
Se destina a quem tem interesse em desenvolver sistemas interativos, desejável conhecimento de programação (ideal para quem já conhece Processing)

Gilson Domingues
Designer e técnico autodidata com interesse em áreas como mecânica, eletrônica e programação. Licenciado em Artes (FAMEC) é especialista em História da Arte e Mestre com pesquisa na área sobre o uso de sistemas técnicos em sistemas interativos pela UNESP. Pesquisa microcontroladores desde 2000 e vem utilizando placas de prototipagem rápida como GoGo Board e Arduino em contexto educacional. Atua desenvolvendo projetos interativos para fins educacionais. Já trabalhou com crianças, adolescentes e adultos orientando a produção de dispositivos mecatrônicos para diversas finalidades. Atualmente leciona disciplina na Universidade Anhembi Morumbi sobre desenvolvimento de dispositivos interativos e interfaces especiais.


Inscrições: asessoriamulti@gmail.com
                 tel.: +55 11 999522440

Dias 18/05 a 08/06/2013
das 14hs às 18hs, aos sábados

Custo: R$ 400,00 
          Parcelado em 2 vezes 
          + R$ 130,00 – Starter Kit (Arduino + componentes + protoboard e fios)

Confirme sua vaga mediante o pagamento.

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