Workshop de Arduíno 101 _ 01/02

Um workshop mão-na-massa, de 5 horas, sobre Arduino e eletrônica para
principiantes ou veteranos buscando atualização!




01/02  
 sábado 
 10h às 16h
(com uma hora de intervalo para almoço) 

Investimento
 R$ 270,00 
(incluso material para uso na aula) 

* desconto de 5% a vista em todas nossas atividades
ou parcelamento em até 3x

com Luciano Ramalho

Sobre o Arduino
Arduino é uma pequena placa facilmente programável, capaz de trocar informações e comandos entre o seu computador e circuitos eletrônicos. Com ele é possível criar protótipos, fazer experiências de computação física e participar da construção da Internet das Coisas (Internet of Things - IoT).

A quem se destina
A oficina Arduino 101 destina-se a pessoas curiosas sobre inovação tecnológica, que querem conhecer as possibilidades criativas de circuitos digitais cada vez mais acessíveis e conectados. Para esta oficina não é necessário ter nenhum conhecimento de eletrônica ou
programação.

O que você vai aprender
No workshop Arduino 101 você vai ter uma introdução à eletrônica digital. Verá como é possível montar circuitos apenas encaixando componentes inteligentes, sem fazer cálculos ou usar um ferro de soldar. Você vai conhecer o Arduino e os principais componentes usados para protótipos básicos envolvendo controles, motores, LEDs coloridos e sensores.

Como será o workshop
Começamos reconhecendo as partes de um Arduino, entendendo como ele se compara a um computador ou um celular: seus principais componentes e suas interfaces para ligar acessórios. Em seguida, veremos como ele é programado: usamos no notebook um editor bem simples, criado especialmente para artistas e profissionais criativos. Finalmente,
entendendo princípios da programação e dos componentes, os participantes montarão circuitos simples que ilustram a integração entre componentes digitais e sensores analógicos.

Programa
- 1 O que dá para fazer com Arduinos?
- 2 Laboratório: reconhecimento do kit e primeiro circuito
- 3 Laboratório: Coding Dojo com Arduino
- 4 ABC da Eletrônica
- 5 Circuitos semáforo
- 6 Próximos passos e Fechamento

Kit
Para a realização da oficina emprestaremos para cada participante um kit com Arduino, LEDs, sensores e outros componentes para a realização das experiências propostas.

Luciano Ramalho
Sócio e professor nas Oficinas Turing, onde ensina programação para profissionais e principiantes. É um dos fundadores do Garoa Hacker Clube, o primeiro hackerspace do Brasil. Foi diretor técnico do Brasil Online, portal pioneiro da Abril S/A na Web, anterior ao UOL. Tem palestrado em eventos como O'Reilly Open Source Convention, PyCon US e FISL. Criador de jogos de tabuleiro, foi finalista no concurso para novos autores da Ludothèque de Boulogne-Billancourt em Paris.


01/02  
 sábado 
 10h às 16h
(com uma hora de intervalo para almoço) 

Investimento
 R$ 270,00 
(com kit completo incluso para uso na aula) 

* desconto de 5% a vista em todas nossas atividades
ou parcelamento em até 3x

Inscrições: comunicavolusiano@gmail.com
+55 (11) 3862-8590 | 11 9 9952-2440